Já parou pra pensar onde é que o seu cliente busca informações sobre o segmento em que a sua empresa atua? Independente de qual seja o seu tipo de produto ou serviço, o comportamento do consumidor vem mudando e cada vez mais é no ambiente virtual que ele busca referências e indicações sobre: soluções, empresas, serviços ou produtos que ele precisa ou quer comprar.
Esqueça os cartões de visita, os panfletos e anúncios em jornais. Fato: é na internet que o seu cliente procura informações sobre o que ele precisa e é nela que você tem que investir para facilitar que ele encontre o que você tem para oferecer.
Mas como encurtar este caminho? E como destacar o seu negócio dentre tantas ofertas e concorrentes online?
Vamos te ajudar com 5 dicas que podem fazer com que você seja uma das primeira opções quando o seu público-alvo procurar por negócios como o seu, principalmente no Google.
Leia mais sobre como ajudar o seu cliente a encontrar você.
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Tenha um site institucional.
É claro que o bom e velho cartão de visitas também é importante, afinal, o boca a boca é uma das melhores e mais eficientes formas de conseguir novos clientes. Mas é nos mecanismos de busca que boa parte dos seus potenciais consumidores está, ou seja, é na internet que você precisa investir para ser encontrado por eles.
Criar um site institucional não precisa ser complicado. Aposte no modelo simples e completo, onde você pode contar mais sobre a sua empresa e o que você tem a oferecer, lembrando sempre de destacar o valor agregado do seu produto ou serviço. São pequenos detalhes que vão fazer a diferença para convencer um usuário a tomar a ação que você espera quando acessar seu site, ao invés de buscar por outras empresas. Não se esqueça de criar um site responsivo que funcione em diferentes tipos de dispositivo.
Dica: descomplique! O seu site institucional pode ser no estilo One Page (hotsite), onde você consolida todas as informações em apenas uma página. O foco é no conteúdo visual e escrito e, principalmente, em transparecer a essência da sua marca.
Clique aqui para ler mais artigos e dicas sobre Criação de Sites.
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Esteja presente nas redes sociais.
Também independente do seu segmento, sempre existem informações relevantes que devem ser compartilhadas e sempre existem pessoas interessadas em saber mais sobre o universo onde seu negócio está inserido. Seu negócio tem que estar presente nas redes sociais, pois além de aumentar o seu alcance e criar brand awareness, é através delas que você vai estreitar o relacionamento entre você e seu público-alvo, fidelizando antigos e criando novos.
Informação extremamente relevante: redes sociais não são vitrines! O usuário navega nas redes como se estivesse folheando uma revista. Ele se interessa por conteúdo relevante. Use isto a seu favor e mostre que é expert no seu segmento!
Dica: crie conteúdo relevante. As redes sociais não são feitas para vender, mas sim para comunicar (socializar) e compartilhar informações relevantes para alguém ou algum grupo de pessoas. Compartilhe informações interessantes e mostre para os seus potenciais clientes e seguidores que você é um expert no seu segmento.
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Invista em Links Patrocinados.
Os links patrocinados são uma forma de anúncio onde você paga conforme o tipo de engajamento que você escolhe. Por exemplo, através dos links patrocinados nos mecanismos de busca do Google (Google Adwords), você cria anúncios e escolhe palavras-chave relacionadas as buscas onde deseja que seu anúncio seja exibido. O famoso PPC - Pay Per Click, é um estilo de anúncio que vale muito a pena, pois permite baixo investimento, pagando somente quando as pessoas clicam no seu anúncio.
No Facebook e Instagram os anúncios são do mesmo estilo PPC, porém você pode escolher o tipo de engajamento que quer que o usuário efetue para que você pague de acordo. Pode ser um clique direcionando o usuário para o seu site, número de impressões, uma curtida na sua página ou em uma imagem que você esteja promovendo. De ambas as formas, tanto no Adwords quanto nas redes sociais, você pode segmentar o tipo de público para quem o seus anúncios vão ser exibidos, aumentando assim as chances de negócio.
Dica: estude qual o melhor tipo de link patrocinado para o seu segmento. Por exemplo, se você vende serviços, o Google Adwords é o mais indicado para você, uma vez que é no Google que o seu público busca pelo seu tipo de serviço. Já se você trabalha com moda ou vende produtos físicos, invista em anúncios em redes sociais, onde o apelo visual é maior e você pode anunciar utilizando imagens que promovam a sua marca e agreguem valor ao seu produto.
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Invista em SEO (Search Engine Optimization).
O SEO é uma estratégia onde você “adéqua” o seu site para que ele fique mais atrativo e relevante segundo as normas do Google, fazendo com que você fique bem posicionado no ranking de buscas e seja mais facilmente encontrado pelo seu público-alvo.
Existem diferentes formas de aplicar SEO. O Marketing de Conteúdo é uma delas, mas no geral, é importante que o seu site possua informações completas e relevantes que contenham as palavras-chave pertinentes ao seu segmento. Isso vale para todos os tipos de textos, títulos, urls e categorias do seu site, ou seja, quanto mais completas as informações, melhor para o seu negócio.
Leia mais aqui sobre o que é e como funciona o SEO e o Marketing de Conteúdo.
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Envie Email Marketing (com cautela).
Ao contrário do que muitos pensam, o mailing é uma das formas mais eficientes de levar alguém ao seu site. Porém, antes de enviar e-mails, é importante que você trabalhe na captura de leads, ou seja, na captura de e-mails de pessoas que estejam interessadas no que você tem para oferecer.
Você pode fazer isso através de um bônus, promoção, ofertas especiais, descontos ou até um crédito que você pode oferecer ao seu público-alvo, em troca do e-mail deles.
Importante: nunca, jamais (mesmo), compre uma lista de mailing. Trabalhe para construir a sua cartela de clientes, pois uma vez que uma pessoa permite que você esteja presente na caixa de entrada dela, significa que ela tem interesse no que você tem para oferecer. Trabalhe para tornar essa pessoa em um novo cliente!